Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2014

Sistema FAERR / SENAR | Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; Sindicato Rural de Boa Vista

Notícia

Leia na íntegra a notícia

22/10/2009 14:14 - Artigo Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte
Fatores essenciais para uma boa gestão Implementação de novas ferramentas

Artigo publicado na Revista Empreendedorismo e Negócios do Sebrae em Roraima.

Não é novidade que a competição entre as microempresas contribui na incessante procura em otimizar serviços oferecidos, crescendo a cada instante a necessidade de buscar novas tecnologias de mercado e o conhecimento necessário para atender melhor o cliente, refletindo diretamente na qualidade final de um negócio.

Uma das maneiras para alavancar é a implementação de ferramentas e normas capazes de melhorar a qualidade de seus produtos ao menor custo possível. E nessa busca pela excelência, surge como solução a projeção do conceito de gestão, abrangendo, por exemplo, a documentação da microempresa que é aporta aberta para sair da informalidade. A gestão e a documentação na atual conjuntura, sem dúvida, são instrumentos estratégicos cada vez mais necessários para a sobrevivência da empresa no mercado.

Outro exemplo é o investimento em conhecimento para colaboradores, tecnologia que pode resolver alguns problemas contemporâneos, tais como, o envelhecimento da força de trabalho, o respectivo aumento de dados/informações e demandas que quererem um esforço maior da empresa para capacitação e mão-de-obra experiente que possa processar com rapidez o dinamismo do mercado, com efeito, aumentando o crescimento da capacidade tecnológica da empresa.

Mas para isso acontecer com eficácia é necessário dois fatores importantes. O primeiro é existir instituições preocupadas e atuando neste foco, e o Sebrae faz isso com excelência. Segundo, mudar a consciência do segmento, pois existe uma grande diferença entre ser um empresário e ser um empreendedor. Analisar a genética dessa diferença é primordial para alcançar objetivos.

Todavia é preciso deixar a mentalidade de começar um negócio sem ter bases sólidas, mais do que isso, visão, conhecimento e comprometimento fazem toda a diferença. Aplicá-los, nos faz empreendedores, apostando em sonhos e transformando-os em lucros. E isso é real. Palpável.

A adoção desses fatores de gestão requer uma visão geral do negócio, priorizando a organização da documentação, a gestão, as políticas gerenciais, que vezes são encaradas com um grande desafio para a modernização. A mudança organizacional compreende todo o processo de transformação do comportamento empresarial e uma reorganização sistemática. Provocar essas mudanças implica na Evolução da base tecnológica, redução no tempo de processamento das informações, obtenção das informações em tempo real, agilidade nas tarefas da empresa, privando pela otimização e uniformização dos procedimentos internos.

Sem dúvida equilibrando todos esses fatores melhorará a atuação da empresa num contexto de mercado que exige qualidade e, para isso, nossa instituição está aqui para mostrar caminhos de uma boa gestão.

Comentários:
Esta notícia ainda não possui comentários, seja o primeiro!!
Informe seu nome: Digite aqui seu comentário: