• Postado por: ASCOM/SENAR
  • 14 de Janeiro de 2016 às 16:44
  • 1524
  • 0

O que é o Sistema Sindical Rural?

É o Sistema que defende, trabalha e fala em nome de todos os produtores rurais do Brasil. Ele é constituído em forma piramidal, tem em sua base cerca de 2000 sindicatos rurais, representados por 27 federações estaduais, que têm na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sua representação máxima. Essa estrutura garante a presença do Sistema em qualquer ponto do País.

As federações atuam em seus Estados estimulando o fortalecimento do sindicalismo rural, desenvolvendo ações diretas de apoio ao produtor rural, buscando soluções para os problemas locais, de forma associativa. Como líder do Sistema, a CNA é reconhecida como única interlocutora da categoria legalmente constituída.

Em Roraima

As entidades sindicais de primeiro grau, sem fins lucrativos que visam a representação dos produtores nos municípios, atualmente constituídas por 12 sindicatos em Roraima são eles: São Luis do Anauá, São João da Baliza, Caroebe, Boa Vista, Cantá, Bonfim, Mucajaí, Caracaraí, Normandia, Alto Alegre, Pacaraima e Rorainópolis.

De onde vêm os recursos?

Para falar em nome dos produtores rurais e defender os seus interesses e reivindicações, o Sistema Sindical Rural é suprido por duas fontes de recursos. A mais expressiva delas é a Contribuição Sindical, compulsória, cobrada diretamente pelo Sistema por meio da CNA, como estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho CLT.

Para quem  vai o recurso arrecadado?

Os recursos são arrecadados e distribuídos. 20% para o Ministério do Trabalho, 60% para o Sindicato Rural, 15% FAERR e 5% para a CNA.